quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Aprendendo com Tecnologia

Como é maravilhoso visualizar “esse novo caminho de era de gente fina elegante e sincera”. (Lulu Santos) E notar que a sociedade conseguiu alcançar. O mundo deu saltos de mudanças e de aprimoramento em todas as áreas que a vida ofereceu. Todas as coisas foram ganhando essa robustez que a globalização e o capitalismo oferecem. As muitas áreas sócias culturais e educacionais foram afetas e muitas delas abraçadas e envolvidas nesse emaranhado no qual hoje nos encontramos, enrolados e envolvidos no saber de ponta. A educação foi a duras penas trabalhada e retrabalhada seguindo o contexto da sua atualidade em questão. Hoje, podemos notar o quanto avançamos e o quanto ainda temos que avançar. Se existe duas coisas que a humanidade pode considerar como infinitas seriam elas: A educação e a Informática em todas as suas engrenagens.
Sabemos que as mudanças na área de informática evoluíram bastante nas ultimas décadas e isso veio a ser um desafio para as escolas, professores e alunos. Nesse contexto todos ganharam um novo papel, o aluno que era mero ouvinte passou a ser uma peça fundamental na explanação e interação desse novo momento. O professor teve que se atualizar globalizar, conhecer, ou seja, ele foi obrigado a passar por reciclagens para alcançar e poder transmitir as novas facetas desse domínio "a informática e seus tentáculos" e a escola foi obrigada a se reestruturar fisicamente e internamente, para assim abraçar esses embriões prematuros que o mundo sobejava com o passar dos anos.
Com essa absorção por parte da escola muita foram as transformações que engendraram esse processo. O ensino e o aprendizado ficaram mais gostosos e de fácil degustação. As ferramentas se multiplicaram colocando de forma decisiva a introdução desse novo conceito de ensino/aprendizagem para a sociedade dos séculos atuais e vindouros.
A criação desses novos conceitos e interação trouxe mais proximidade entre aluno/professor/informação. Esse novo método de vida ganhou folego no Brasil e mundo, e hoje é uma das formas mais usadas no trato do ensino acadêmico.
O conceito de complementação, pesquisa, enriquecimento educacional se espalhou e conquistou todo o mundo globalizado e tendencioso em crescimento. Os alunos e seus mestres podem interagir na além-sala de aula através dos recursos que essa informática disponibiliza, como os e-mails, vídeo conferencia, chat e tantas outras formas de se comunicar e de corroborar esse ensinamento que veio a somar nessa nova forma de viver.
O professor encara esse novo cenário de forma consciente e sabendo que muito ele ainda tem que aprender e se reciclar para poder transmitir conceitos aos seus alunos que muitas vezes estão a frente dos seus mestres. Esse conceito trouxe uma modernização aos centros de ensino com investimentos e capacitações ao quadro de docentes das rodas acadêmicas. Isso, atrelada ao desejo de se expandir e falar uma nova língua vem fazendo dos centros acadêmicos uma busca de novas culturas que somada aos conceitos adquiridos nessa nova jornada faz com que a soma dessa equação renda bons frutos e destaque no mercado e na mídia dos alunos e professores.
Agora gostaria de mostrar como a informatica e educação quando se estão contextualizadas gera bons frutos e se desenvolvem de forma unica, trazendo assim uma nova e contemporânea roupagem em um estado do Nordeste. Prestem bastante atenção porque a história que vocês estão prestes a assistir irá motiva-lo e move-lo para o cenário de grandes possibilidades e realizações. A seguir mostrarei os dados dessa escola e desse maravilhoso projeto que deu certo e que servirá de inspiração para todos nós professores e alunos.

Projeto Aprendendo com tecnologias realizado em José de Freitas-PI, em parceria entre positivo informática, prefeitura municipal e o Governo Estadual do Piauí.
Projeto que transformou a realidade educacional de uma cidade com um dos menores índices do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no Brasil com a ajuda da tecnologia: com essa proposta, o projeto Aprendendo com Tecnologia levou soluções de tecnologia educacional da Positivo Informática a 11 escolas públicas urbanas de José de Freitas, Piauí. Os resultados vieram rápido: em um ano, as escolas da rede estadual atingiram o índice de 4,4 no Ideb 2009, antecipando a meta projetada para 2017 e registrando um grande avanço comparado ao Ideb de 2007 -- 3,3; na rede municipal de ensino, o Ideb passou de 2,8 em 2007, para 3,4 em 2009, quase atingindo a meta para 2013. O projeto Aprendendo com Tecnologia, que envolveu também o fornecimento de infraestrutura, recursos pedagógicos, formação e acompanhamento de educadores foi implementado em 2009, em parceria com a Prefeitura Municipal de José de Freitas e o Governo Estadual do Piauí, e beneficiou 2156 alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. "A Positivo Informática sabe por experiência que a tecnologia educacional é um caminho produtivo para melhorar a qualidade da educação no Brasil, e este projeto foi desenvolvido para comprovar isso. Os primeiros resultados indicam essa melhoria da qualidade da educação nas escolas envolvidas, com a formação e motivação dos professores, transformação das escolas em espaços comunitários e o fortalecimento da inclusão digital e social", diz Regina Silva, Diretora de Projetos Educacionais da Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário